Oficinas

As oficinas de DTD constituem o ápice do aprendizado dos alunos. Nelas os alunos irão demonstrar articulação entre teoria e prática apresentando arquivisticamente, para um público não especializado, documento(s)/arquivo(s). O prática pedagógica começou no semestre 01/2013 e está melhor indicado aqui

As apresentações deverão englobar os seguintes aspectos (não necessariamente nessa ordem):
- brevíssima introdução ao que é arquivologia para o público leigo;
- explicação do conjunto documental/espécie(s) escolhido(s) pelo grupo (recorrer à diplomática);
- contextualização arquivística (aplicação de tipologia documental, esclarecendo a função arquivística que seria referência para a classificação);
- problematização para instigar/interagir com o público;
- fazer um instrumento de controle dos visitantes da oficina que permita identificar a área de formação de cada um.

Acompanhamento e avaliação ocorrerão nas seguintes etapas:
- definição do escopo do grupo (feito desde a criação do blog);
- detalhamento/aprofundamento ao longo das aulas;
- apresentação prévia das oficinas, em atividade de aula;
- ajustes após comentários iniciais e entrega de roteiro;
- apresentação aberta das oficinas em espaço público da UnB;
- elaboração de oficina virtual capaz de replicar a apresentação aberta em ambiente web;
- elaboração de relatório final, de acordo com instruções específicas.

Recomendações gerais:
- elaborar oficinas dinâmicas, que envolvam o público;
- não ultrapassar 10 min. por apresentação para não cansar o público;
- entregar ou disponibilizar roteiro do que será abordado;
- entregar, ao final, algum elemento que remeta às oficinas, com a url do blog do grupo (ex. folheto, brinde etc);
- não entregar brindes que não tenham relação com o foco do grupo;
- utilizar mais elementos visuais do que textuais;
- deixar claro qual é o arquivo que está sendo focalizado, função(ões) e respectiva(s) série(s);
- não esquecer que o foco é a tipologia.

Bons exemplos de grupos anteriores:


Nenhum comentário:

Postar um comentário